quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Forgive and forget.


Duas palavras. Não tem sido tão fácil, mas seria fundamental se eu conseguisse. Perdoar e esquecer... Uma coisa não funciona perfeitamente sem a outra. Mas o que há de tão complicado nisso?
Fico observando o comportamento das pessoas, inclusive o meu (sim, sou uma pessoa, ora!), e notei que, é realmente difícil para a maioria dos seres humanos perdoar e esquecer concomitantemente, assim, de forma natural.
Pois é... Milhões de pessoas, todos os dias, ao passarem por uma situação ruim, costumam tentar ser melhores e dizer "Eu te perdoo" pra alguém que tenha lhe magoado. A verdade é que esse é um gesto muito bonito, perdoar alguém, seguir em frente, entretanto, esquecer o que passou parece uma missão impossível. Claro que, muitas vezes (e esse é o meu caso), não é que fiquemos buscando na memória e alimentando o rancor, mas a lembrança simplesmente vem, como um aviso. Você, por exemplo, pode até perdoar um amigo seu que tenha roubado uma namorada sua, mas pensará duas (ou mais) vezes antes de apresentá-lo a alguma outra.
Só que estranho mesmo é não perdoar uma pessoa tendo esquecido o que ela te fez. Minha avó, por exemplo, ficou anos sem falar com uma de suas irmãs, e eu, quando menor, ao interrogar os motivos, ouvia uma história mal contada, aposto que ela nem se lembrava, mas acho que a "briga" foi por conta de umas panelas que a mãe delas deixou quando morreu. Engraçado, né? Deixar de falar com uma irmã por causa de panelas... Mas, enfim, nem eu sei se foi isso mesmo. A questão é: até que ponto elas iriam, sem jamais se perdoar? Só lembravam que haviam brigado, mas nem recordavam o motivo (que também nem era digno de ser lembrado).  E aí, num lindo dia, elas voltaram a conversar.
De qualquer forma, esse tal de FORGIVE AND FORGET é realmente complicado para nós imperfeitos seres humanos, tão arrogantes, orgulhosos, desconfiados, inseguros... Mas é necessário lembrar que "quando carregamos mágoas, conduzimos lixo mental" e tentar, de todas as maneiras, deixar pra trás o que não é bom, esquecer o que incomoda e perdoar as dívidas, pois também somos devedores.

Um comentário:

  1. Hmm, perdoar é realmente mais fácil q esquecer... mas tipo, eu só perdoo MESMO qndo n faz mais sentido deixar q oq aconteceu atrapalhar uma amizade etc. Agora, a parte de pensar duas vezes antes de fazer algo q gerou a briga é esperado, pq tipo, vc conheceu um defeito da pessoa, então é provável q aconteça novamente. HAUAHSUAHSU é isso q eu penso. Perdoar n significa esquecer, mas entender q existem coisas q estão acima daquele erro. HAUAHSUAHSUAHSU, é foda isso. Fácil falar, mas difícil fazer hauahusahus. Mas eu tento ao máximo fazer isso :P
    Beeeeeeeeijokas Thamy :D saudadezoonas

    ResponderExcluir